sexta-feira, 8 de abril de 2011


NEUSAH CERVEIRA, GENÉTICA REVOLUCIONÁRIA

Laerte Braga



Neusah Cerveira nasceu em dezembro de 1958, cinco anos e meio antes da quartelada de 1964. Filha do major Joaquim Pires Cerveira, oficial superior e de carreira do Exército, integrante do Partido Comunista Brasileiro e que desde o primeiro momento (Ato Institucional nº. I) foi afastado das forças armadas como conseqüência da vitória dos militares golpistas. A “limpeza” promovido pelos golpistas atingiu mais de 2500 militares, entre legalistas, comunistas e nacionalistas de esquerda. Neusah tem a genética revolucionária.




Neusah Cerveira no IIº Congresso da Cordinadora Continental Bolivariana

O pai seqüestrado em 1973 na Argentina foi assassinado, em 1974, nas dependências do DOI/CODI à rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro, sede da Polícia do Exército, um dos centros de terror da ditadura militar. É um dos desaparecidos políticos desse período de sombras e trevas da História do Brasil e o primeiro brasileiro assassinado na OPERAÇÃO CONDOR.

A tese de doutorado da professora Neusah Cerveira tem os genes da luta travada pelo pai. “MEMÓRIA DA DOR – A OPERAÇÃO CONDOR (1973/175) A GÊNESE”. Foi a luta de toda a família num certo momento e diante da insanidade deliberada e hipócrita da repressão. Continua sendo a luta de Neusah, o resgate da história desse momento e a percepção que os métodos continuam os mesmos agora sob a égide e o rótulo de democracia.

Delegada ao IIº Congresso da Cordinadora Continental Bolivariana (CCB), realizado em Quito, Equador, no Palácio da Cultura e patrocinado pelo governo bolivariano do presidente Rafael Corrêa – 24 a 27 de fevereiro – ao que saiba foi a única brasileira presente ao acampamento do chanceler das FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS COLOMBIANAS-EXÉRCITO POPULAR (FARCs-EP), Raúl Reyes. Por um detalhe, a passagem estava marcada para o dia 28 e o ataque terrorista do governo do narcotraficante Álvaro Uribe contra o acampamento, aconteceu na madrugada de 29 de fevereiro para 1º de março. Saiu na véspera do atentado. 

(Texto extraído do http://orebate-neusahcerveira.blogspot.com/ - Jornal O Rebate, 04 de abril de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHAMADA

Pesquisar este blog

Dinter

Dinter
Dinter USP - UFAC