sexta-feira, 8 de abril de 2011



Informamos que o Prof. Dr. Marcos Antonio Silva irá ministrar a disciplina (FLH5016 - História e Retórica da Imagem) e que todos os participantes do DINTER já estão matriculados na mesma. A disciplina acontecerá ente os dias 16 a 24 de maio.

Abaixo as características da Disciplina:

Disciplina FLH5016-2 
História e Retórica da Imagem
Área de Concentração: 8138
Criação: 11/12/2007
Ativação: 11/12/2007
Nr. de Créditos: 8
Carga Horária:

Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Total
442120 horas

Docente Responsável:
Marcos Antonio da Silva

Objetivos:
Refletir sobre as fontes visuais como documentos produzidos a partir de projetos culturais e técnicos. Analisar a bibliografia disponível sobre o tema, com destaque pata textos teóricos que são referência na pesquisa histórica do último meio século. Debater possibilidades de pesquisa com fontes visuais, a partir da discussão dos projetos de pesquisa dos participantes.

Justificativa:
Uma característica na pesquisa histórica nos últimos 50 anos é a ampliação do conceito de fontes, abrangendo os mais diversos suportes, o que inclui os documentos visuais. A formação intelectual do historiador, todavia, ainda privilegia a análise de textos, tanto na bibliografia como na documentação. Este curso procura assumir a importância das múltiplas fontes visuais (pintura, fotografia, cinema, cartografia, etc), sem perder de vista suas articulações com outros suportes materiais da experiência.

Conteúdo:
1. Introdução: o historiador e suas fontes; 
2. O sensível e o inteligível; 
3. Problemas de análise estrutural; 
4. Discussões sobre uma suposta irredutibilidade da imagem; 
5. O caráter cômico; 
6. A visibilidade humorística ; 
7. O espaço da Imprensa; 
8. Dimensões do inconsciente; 
9. Imediato e memória; 
10. Entre a historicidade do cômico e a comicidade da História; 
11. O cômico e as relações de poder. 
12. Conclusões: iconografia e vida social.



Bibliografia:
ARISTÓTELES - Arte retórica, arte poética. Tradução de Antonio Pinto Carvalho. São Paulo, Difusão européia do livro, 1959. ARNHEIM, Rudolph - El pensamiento visual. Buenos Aires, Universitária, 1973. BARTHES, Roland - O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Lisboa, Edições 70, 1984, (Signos - 42). __________. A câmara clara. Tradução de Manuela Torres. Lisboa, Edições 70, 1981, (Arte & comunicação - 12). BENJAMIN, Walter - Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985, (Obras escolhidas - 1). BERSON, henri - Le rire. Paris, Presses universitaires de france, 1947, (Bibliothèque de philosophie contemporaine). DUBOIS, J. et al. - Retórica geral. Tradução de carlos Felipe Moises, Duilio Colombini e Elenir de Barros. São Paulo, Cultriz/EDUSP, 1974. ECO, Umberto - A estrutura ausente. Tradução de Pérola de carvalho. São Paulo, Perspectiva/EDUSP, 1973, (Estudos - 21). FREUD, Sigmund - A interpretação de sonhos. Tradução de Walderedo Ismael de oliveira. Rio de Janeiro, Imago, 1972, (Edição Standard brasileira das obras pesicológicas completas de Sigmund Freud - IV e V). __________. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Tradução de Margarida Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1977, (ESBOPCSF - VIII). GOMBRICH, E.H. - Art and illusion. New Jersey, Princeton university Press, 1969. IDEM. “O arsenal do cartunista”, in: Meditações sobre um cavalinho de pau. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: EDUSP, 1999, pp 127/143JUNG, Carls Gustav, et al. - O homem e seus símbolos. Tardução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, s/ data. LALO, Charles - L'esthètique du rire. Paris, Flammarion, 1949, (Bibliothèque de Philosophie Scientifique). LIMA, Hermann - História da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1963. LOWE, Donald M. - history of bourgeois perception. Sussex, Harvester, 1982. MELOT, M. - L`oeil Qui rit. Friburgo, Office du Livre, 1975. METZ, Christian, et al. - Análisis de los imágenes. Tradução de Marie Therèse Cevasco. Buenos Aires, Tiempo contemporaneo, 1972, (Comunicaciones). MORIN, Violette - A historieta cômica, in: BARTHES, Roland, et al. - Análise estruturtal da narrativa. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis, Vozes, 1973, pp. 179/200, (Novas perspectivas em comunicação - 1). OLBRECHTS-TYTECA, Lucia - Le comique du discours. Bruxelas, Universitá Libre de Bruxelles, 1974. PANOFSKY, Erwin - Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo, Perspectiva /Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 1976, (Debates - 99). PLATÃO - Górgias. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1970. __________. - Sofista, in: Diálogos. Tradução e notas de Jorge Palikat e joão Cruz Costa.São Paulo, Abril, 1983, (Os pensadores). __________. - Instituições oratórias. Tradução de Jerônimo Soares Barbosa. São Paulo, Cultura, 1944. (Clássica universal - 41/42). SILVA, Marcos A. da - Prazer e poder d`O amigo da Onça. Prazer e poder do Amigo da Onça. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. IDEM - “Machos & Mixos. Henfil e o fim da ditadura militar (Brasil, anos 80)”. Revista de História. São Paulo: USP, 139: 75/93, 2º semestre de 1998. IDEM. - “Rir por último”. Projeto História. São Paulo: PUC, 24: 337/357, junho 2002. ISSN 0102-4442. IDEM - “Laerte encontra Henfil”. Projeto História. São Paulo: PUC, 29: 125/138, dezembro 2004. IDEM - “O poder do derrotado – Velhos, loucos e mortos nos quadrinhos de Henfil”, in: COSTA, Cléria Botelho da e MACHADO, Maria Clara Tomaz – História & Literatura. Uberlândia: EDUFU, 2006, pp 85/111.VOVELLE, Michel - Ideologias e mentalidades. Tradução de Maria Júlia Goldwasser. São Paulo, Brasiliense, 1987. WOLFFLIN, Heinrich - Conceitos fundamentais de História da Arte. Tradução de joão Azenha Jr. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

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