domingo, 9 de março de 2014

Apresentação do Grupo Ô de Casa na cerimônia de abertura do Norte da História - I Simpósio em História Social USP - UFAC



Há dimensões de uma identidade caipira (sertaneja, matuta, caiçara, beradeira e similares) de cunho afirmativo, que se manifesta em poemas, canções e prosas: esses homens e mulheres gostam de ser o que são, apesar de eventuais dificuldades e sofrimentos por eles enfrentados. Esses homens e mulheres somos nós todos. (Marcos Silva)

A abertura do Norte da História - I Simpósio em História Social USP - UFAC, dia 19 de março, no Teatro Universitário, contará com a apresentação, a partir das 19:30, do Grupo Ô de Casa e seu espetáculo "Sarau caipira: poemas e canções. 
O Grupo “Ô de Casa” é composto basicamente por integrantes da Comunidade da Vila Sabrina (bairro na Zona Norte da Cidade de São Paulo) e tem por objetivo produzir e divulgar atividades folclóricas. Ele foi fundado em 16 de agosto de 1998. Desde então, o Grupo promove anualmente uma Festa do Ciclo Joanino, de cunho popular tradicional, procurando preservar as raízes dessa comemoração e recebendo grupos similares de outras cidades (congadas e moçambiques do Vale do Paraíba, samba de bumbo de Pirapora do Bom Jesus, entre outros), bem como violeiros, sanfoneiros, declamadores e outros artistas da Cultura Popular, que nesta atividade, têm espaço para mostrar expressão artístico-cultural. O grupo inclui participantes de diferentes faixas etárias e com escolaridades diversificadas, desde crianças em idade pré-escolar, adolescentes na escola elementar e média, jovens adultos em formação universitária, adultos graduados ou com pós-graduação e também idosos já aposentados. No plano musical, o grupo tem apresentado principalmente o Pastoril, o Sarau Caipira e a Trança-Fitas.
O Grupo Ô de Casa desenvolveu expressivas atividades culturais no ano de 2013:
1.  Uma apresentação em espaço público do “PASTORIL”, em São Paulo, SP, 6 de janeiro – “DIA DE REIS” -  no Largo São Bento.

2.     Quatro apresentações do “TRANÇA-FITAS”, em festas tradicionais que se dedicam à Cultura Popular, a saber: em 7 de abril, Aparecida, SP; em 4 de maio, Aldeia de Carapicuíba, SP; em 18 e 19 de maio, São Luiz do Paraitinga, SP; em 15 de junho, no bairro do Jaçanã, São Paulo, SP.  

3.   Sete apresentações de espetáculos de canto e declamação: “SARAU CAIPIRA” - 18 de maio, São Luiz do Paraitinga, SP; 21, 22 e 23 de agosto, Natal, RN. Mix dos espetáculos “JORGE AMADO DE TODOS” e “SARAU CAIPIRA”, 12 de setembro, na Livraria da Vila, São Paulo, SP. “NOSSO NATAL, NATAL NOSSO” - dias 15 e 25 de dezembro, na Casa da Dona Yayá e na “Cracolândia”, respectivamente, São Paulo, SP.

4.   Duas atuações em espetáculos coletivos de Canto e Declamação: “HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAIS”, em 19 de Outubro; e no “ENCONTRO DE CULTURA POPULAR”, em 7 de dezembro, São Paulo, SP, ambas na Livraria Nova Alexandria, em   São Paulo,

5.      Três palestras em atividades culturais: “CÂMARA CASCUDO E A CULTURA POPULAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO”, dia 23 de agosto, Natal, RN. “CULTURA POPULAR E ENSINO DE HISTÓRIA”, dia 12 de setembro, São Paulo, SP. “A PEÇA ORFEU DA CONCEIÇÃO NA OBRA DE VINICIUS DE MORAIS”, na citada Homenagem a seu Centenário.
6.     Oficina: “A EXPERIÊNCIA DO PASTORIL PELO GRUPO ‘Ô DE CASA’”, em 23 de agosto, Natal, RN, destinada a Alunos e Professores de Teatro e Dança da UFRN. 


Fonte:http://odecasa-saraucaipira.blogspot.com.br/2011/12/sarau-caipira-grupo-o-de-casa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHAMADA

Pesquisar este blog

Dinter

Dinter
Dinter USP - UFAC