Teatro na São Paulo da Primeira República 
Dentre as personagens atuantes no
acidentado palco da brasilidade, ao longo da Primeira República, Cássio Melo
foca o caipira. As antinomias rural /urbano, regional/nacional, tradição/modernidade
corporificam-se no personagem que oscila entre ingênuo e espertalhão. Na
dramaturgia paulista e também na carioca o rural conviveu muitas vezes com o
urbano apesar do esforço letrado para impor a imagem edulcorada de um Brasil
urbano. A vida de Cláudio de Sousa, médico e dramaturgo traduz essa ambivalência.
Crítico do gênero musicado considerava-o obstáculo ao projeto de um “teatro
nacional”. Mas foi graças à popularidade de uma de suas peças incluindo o tipo
caipira que conquistara uma cadeira na ABL, coisa que Monteiro Lobato, divulgador
do “Jeca”, não conseguira. Guiando-se pela historicidade o trabalho aponta
vários brasis e sertões; ser moderno implicou em um percurso acidentado entre o
boulevard e a  roça.
(MÔNICA PIMENTA VELLOSO. Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa/RJ)
Cássio Santos Melo
Graduado em História pela Unesp
de Assis, onde também concluiu seu mestrado como bolsista da FAPESP. Atualmente
trabalha como professor na Universidade Federal do Acre e faz doutorado em
História Social pela USP, cuja pesquisa tem como tema “A Lunda na obra histórico-literária
de Castro Soromenho (1930-1968).
 

 
 
 
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