sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Caipiras no Palco




Teatro na São Paulo da Primeira República 

Dentre as personagens atuantes no acidentado palco da brasilidade, ao longo da Primeira República, Cássio Melo foca o caipira. As antinomias rural /urbano, regional/nacional, tradição/modernidade corporificam-se no personagem que oscila entre ingênuo e espertalhão. Na dramaturgia paulista e também na carioca o rural conviveu muitas vezes com o urbano apesar do esforço letrado para impor a imagem edulcorada de um Brasil urbano. A vida de Cláudio de Sousa, médico e dramaturgo traduz essa ambivalência. Crítico do gênero musicado considerava-o obstáculo ao projeto de um “teatro nacional”. Mas foi graças à popularidade de uma de suas peças incluindo o tipo caipira que conquistara uma cadeira na ABL, coisa que Monteiro Lobato, divulgador do “Jeca”, não conseguira. Guiando-se pela historicidade o trabalho aponta vários brasis e sertões; ser moderno implicou em um percurso acidentado entre o boulevard e a  roça.

(MÔNICA PIMENTA VELLOSO. Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa/RJ)

Cássio Santos Melo

Graduado em História pela Unesp de Assis, onde também concluiu seu mestrado como bolsista da FAPESP. Atualmente trabalha como professor na Universidade Federal do Acre e faz doutorado em História Social pela USP, cuja pesquisa tem como tema “A Lunda na obra histórico-literária de Castro Soromenho (1930-1968).

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